PÃO DE CEBOLA

Esta receita faz parte daquelas receitas bem antigas que faço a muitos anos.É para quem gosta de cebola, mas como em toda a receita que eu faço eu deixo à vontade para subistituir o recheio.A massa é deliciosa, vale à pena.

Ingredientes:
Massa:
2 tabletes de fermento biológico fresco  (30gs)
1 colher (sopa) de açúcar
1/3 xícara (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
50gs de margarina (1 colher sopa)
1 xícara (chá) de azeite (usei um dedo a menos)
700gs de farinha de trigo (como diminui o azeite sobrou um pouquinho)

Recheio:
4 cebolas bem picadinhas
1 colher (sopa) de salsa picada
50gs de parmesão ralado

1 gema para pincelar


Preparo:
Dissolva o fermento com o açúcar até ficar liquido.Adicione a água morna e as 3 colheres de farinha e misture muito bem.Cubra e deixe descansar por 15 minutos.Depois que descansar, junte os ovos, a margarina e o leite e misture novamente muito bem.Adicione o azeite e o sal e incorpore a farinha aos poucos sovando muito bem até se soltar das mãos.Faça uma bola e cubra novamente.Deixe descansar por 30 minutos.
Divida a massa em duas ou três partes iguais.
Espalhe a cebola, o parmesão e por cima a salsa dividindo o recheio pelas três massas.Enrole como rocambole fechando as bordas para baixo e deixe crescer novamente até dobrar de volume.
Pincele os pães com a gema.Leve ao forno bem preaquecido em assadeira untada e enfarinhada por cerca de 30 minutos ou até atingir a tonalidade que mais te agradar.
Eu dividi a massa em apenas duas porções e dividi uma parte maior de cebola em uma massa e uma parte menor em outra.Na parte com menos cebolas adicionei lombo defumado e fatiado.
Polvilhei com gergelim antes de assar.
Me renderam dois pães grandes.
Espero que gostem.

43 comentários:

  1. Olá querida Léia! Este pão é tudo de bom!! Adorei esta receita!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina.Esta receita sempre fez sucesso nas reuniões de casa.Obrigada querida, fico muito feliz que esteja de volta.Beijos e um lindo dia.

      Excluir
  2. Meu Deus!!! Que visão é essa??? rsrs
    Que delícia... me deixou literalmente com água na boca (é sério!). Já estou anotando a receita aqui e pretendo fazer qualquer dia desses! Me pareceu delicioso demais! Adorei!

    Super beijo pra vc!!
    Ingrid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, faz sim e depois me conta como ficou.Beijos querida e um lindo dia.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Somi, fico feliz em te ver por aqui.Seja muito bem vinda.Beijos querida e um lindo dia.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Bom dia Ricardo, seja muito bem vindo.É um prazer recebe-lo.Volte sempre que quiser.Beijos e um lindo dia.

      Excluir
  5. Uau Léias,

    Está fabuloso esse pão. O recheio é divino e só apetece trincar.

    Bjnhos e uma maravilhosa semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha amiga querida.Apetece trincar mesmo, rsrs.
      Esta massa feita com azeite fica muito saborosa, vale à pena.Beijos minha querida tenha um lido dia:).

      Excluir
  6. Léia, adoro receitas assim tipo "da vida toda". Quando vejo uma receita assim é sinal de que o resultado final é um quitute delicioso! Adorei!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila é muito bom ter você por aqui.Receita antiga que continua sendo preparada é sinal de faz sucesso né.
      Beijos querida tenha um lindo dia.

      Excluir
  7. Mais uma daquelas receitas boas e que nunca falham, não é.
    Adorei a sugestão.
    Bjs

    rosario

    ResponderExcluir
  8. Leia tenho certeza que esse pão é delicioso! Receita anotada!!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel estava sentindo sua falta.Esta massa vale à pena cada gota de azeite usada nela.Beijos querida quendo fizer me conta o que achou.Beijos,tenha um dia abençoado.

      Excluir
  9. Fabuloso pão, mesmo ao mesmo gosto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, que bom te ver por aqui.Beijos querida, tenha um dia maravilhoso.

      Excluir
  10. Queijo e cebola é uma das melhore combinações que existem! Olha este pão na hora do almoço é uma tortura, fiquei salivando aqui :)

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tatiane, fico sempre feliz com sua presença.Beijos querida e uma tarde maravilhosa.

      Excluir
  11. me encanta la combinación de ingredientes, qué rico!!!!bsts

    ResponderExcluir
  12. Léia que delícia de pào adorei a receita
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luci, fico feliz com sua presença.Beijos e uma linda tarde.

      Excluir
  13. Un pan relleno ¡¡qué rico!!

    Besos.

    ResponderExcluir
  14. Que pan tan rico y con ese relleno, me encanta! ya veo que los panes se te dan muy bien.
    Un besiño

    ResponderExcluir
  15. Amiga,
    esse pão é daqueles que cheira longe e deixa as
    lombrigas loucas, rsrs.
    Amo cebola, receita maravilhosa, pura delícia!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha amiga.Realmente é muito cheiroso e a massa é deliciosa por causa do azeite.Beijos minha querida e uma linda noite

      Excluir
  16. Léia
    Meu blog e o teu tem nossa cara de Paulista.tudo com comidinhas simples e saborosas..
    minha distração é o blog e as receitinhas que encontro por ai..
    Esse teu pão é deliciosoooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo, realmente gostamos de comer, rsrs.Nossa praia são pizzarias, docerias e praça de alimentação de shoppings.Comida é um prazer para nós.Adorei te conhecer querida, seja muito bem vinda.Uma linda noite.

      Excluir
  17. Olá Leia,

    Convido-te a passar pelo meu blogue para receberes um presente que tenho para ti.
    Está à vontade para aceitar.

    Bjnhos

    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manuela, fiquei muito feliz em ser lembrada por você.Beijos minha querida, muito obrigada mesmo.

      Excluir
  18. Amiga querida,

    Esse pãozinho ficou divino !
    Adorei, a visão é fantástica e fiquei com enorme vontade de o experimentar !

    Beijinho grande

    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente sim Isabel, depois me conta como ficou.Até eu que não sou muito chegada em cebolas, adoro esse pão.Beijos querida.

      Excluir
  19. Que maravilha de pão e a combinação é divina!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia ainda quero fazer com calabresa, acho que irá combinar mais ainda, rsrs.Beijos querida.

      Excluir
  20. Léia que coisa mais maravilhosa de se ver..
    Humm que desa vez eu não me contentaria só com uma fatia.. mas sim com uma dessas aí srs
    Ai que deve ficar muito delícia, porque a cebola deve dar aquele gostinho..
    Eita que trem divino..
    Amei como sempre..
    Beijinhos e uma noite linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que o trem é bão menina.O próximo farei em homenagem à você e as forigas, adivinha do quê?, rsrs
      Congelei um pão desses e hoje descongeli porque o outro ja acabou, e ficou bom do mesmo jeito.Beijos querida, obrigada por me visitar.

      Excluir
    2. Algo me diz que terá calabresa e bacon rssrr
      Beijinhos

      Excluir
    3. Será de calabresa o bacon ficarei devendo, rsrs.Beijos querida uma linda tarde.

      Excluir
  21. Respostas
    1. Seja muito bem vinda, é um prazer te-la por aqui.Beijos querida e um lindo domingo.

      Excluir

Fico feliz com sua visita e por deixar seu comentario.Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receitas Culinárias © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto